segunda-feira, 6 de junho de 2011

Quem Não Gosta de Coca-Cola?

Já pensou em como seria não poder beber uma Coca-Cola geladinha na hora do almoço oudo lanche? Nossa, eu não gosto nem de pensar! Então, levantamos ás mãos para o céu e agradecemos aos anos 40 que trouxe essa beleza para os solos brasileiros.

A Coca-Cola chegou informalmente ao Brasil em 1941, por Pernambuco. A produção começou no Recife, na Fábrica de Água Mineral Santa Clara, mas logo se espalhou pela capital pernambucana, com mini-fábricas, nada mais do que kits contendo os equipamentos básicos. Simultaneamente, estendeu-se por toda a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Tudo para matar a sede dos pracinhas americanos e brasileiros que circulavam pelo chamado "Corredor da Vitória", parada obrigatória dos navios para a África do Norte a Europa, na Segunda Guerra Mundial.
No dia 18 de abril de 1942 saíam da Rio de Janeiro Refrescos (nome da fábrica carioca) o primeiro lote de garrafinhas de Coca-Cola, na embalagem de 185 ml, única existente na ocasião. O concentrado e o gás vinham dos EUA e o xarope era feito no Rio. A fórmula era misturada num enorme tanque de 300 litros, com a ajuda de uma colher de pau feita de peroba do campo - madeira que não deixa gosto nem cheiro. As máquinas Dixies marcaram a tecnologia de vanguarda, engarrafando uma garrafa por vez a um ritmo de 30 por minuto. Logo as Dixies foram trocadas por modernas 100-40, produzidas pela Crown Cork. Depois vieram as Liquids, as Holsteins e as Krones.



Foi ainda na década de 1940 que a Coca-Cola implantou o sistema de franquias no Brasil. A primeira autorização para a fabricação do produto foi concedida à Industrial de Refrescos, do Rio Grande do Sul, seguida pela Spal Indústria Brasileira de Bebidas S/A, em São Paulo. E em 1945 era inaugurada a segunda fábrica no Rio, também em São Cristóvão, contando com uma máquina que enchia 150 garrafas por minuto e uma lavadeira de garrafas. Três anos depois, surgia outra fábrica, moderníssima para a época, na Avenida Suburbana (hoje Avenida Dom Hélder Câmara), também no Rio, com duas linhas de engarrafamento e uma máquina com capacidade de produção de 200 garrafas por minuto, a mais veloz do gênero no Brasil.
Apesar de todos os avanços tecnológicos, não foi fácil levar os consumidores a provar Coca-Cola, e mais difícil ainda, criar o hábito da bebida gelada, incomum naqueles tempos. Por ser novo, o produto oferecido em bares, botequins, cinemas, era freqüentemente recusado. Mas a propaganda e as eficazes técnicas de venda acabaram vitoriosas, fazendo com que, a cada dia, um número maior de consumidores se rendesse àquela bebida escura, mais gasosa e de sabor difícil de ser definido, apresentada numa embalagem única, peculiar por seu design de curvas sinuosas e apelidada de Mae West, nos Estados Unidos, numa referência à famosa atriz americana, símbolo sexual da época.
Em 1948, Coca-Cola fazia seu primeiro patrocínio, do programa "Um milhão de melodias", na Rádio Nacional. Inovador, o programa era comandado por um locutor exclusivo e um pintor renomado, o Santa Rita, contratado para pintar desenhos da propaganda veiculada na imprensa. Com o sucesso no rádio, a publicidade investiu nos outdoors. Os cartazes vinham escritos em português dos Estados Unidos, às vezes com traduções ao pé-da-letra, às vezes sem os sinais gráficos, til e cedilha. Devido à má-qualidade da cola, eles descolavam o tempo todo, o que acabou obrigando a fábrica a criar uma empresa especializada no material adesivo.
Slogan Oficial da Coca-Cola:
1940 – “A pausa que refresca”

By: Stefane

5 comentários:

Deysy =) disse...

Ah Eu sou uma dos 96% da População que não vive sem coca-cola, ela já é parte da minha vida, nao vivo sem coca cola, só se Deus nao quizer rsrsrrs!!
Mais tomara que ele mim der muita Saude pra continuar consumindo o Melhor Refrigerante do Mundo!
Amei a Postagem achei interresante conhecer a história do consumo de muitos brasileiros e outros povos do mundo inteirro!
Parabéns a todos do 1 Ano da Escola Santo Onofre!

caio disse...

AMÉM!!!! Se não fosse a coca não sei oque seria de nossas vidas !! coca esta em quase todo canto ! qualquer mercadinho,box , pode ser na cidade mais isolada do mundo que se você for atraz tem uma coca !!! e 125 anos de coca não é por nada não !! é porque é a melhor !!!

jairosouto disse...

coca cola é tudo que há, passa gerações e gerações mais a coca sempre é melhor, quero coca cola o mundo quer coca cola.......

- Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
- Neto disse...

OBRIGADO a pessoa q trouxe a coca-cola pro Brasil...
96%da população te agradeçe...
gostei da pesquisa em q vc's trouceram a história da Coca-cola parabens a vc's tbm...
flw'

Postar um comentário